Engenharia Mecatrônica
×
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecatrônica
R$ 1.800,00
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
Mecatrônica é a integração dos conhecimentos em mecânica, eletrônica e computação para desenvolver sistemas mais seguros e ágeis. Desta forma, o curso é indicado para os estudantes que desejam ter um vasto conhecimento sobre as mais diversas áreas dentro da engenharia.

O mercado de trabalho

A demanda por profissionais formados nessa área é muito grande e cresce constantemente. Com conhecimentos que abrangem vários campos da engenharia, o profissional formado em mecatrônica tem um vasto mercado para trabalhar. Devido às constantes mudanças na eletrônica e na computação, o aluno que se forma nessa engenharia deve estar sempre atento às novidades que surgem na tecnologia e ser capaz de acompanhar as mudanças mercadológicas para ter um bom rendimento profissional.
O profissional de mecatrônica deve ser bastante observador, gostar de cálculos e de trabalho em equipe, além de ser curioso e interessado. Ser criativo e organizado também são características importantes para quem deseja seguir essa carreira, principalmente porque uma das funções da mecatrônica é automatizar processos que antes eram manuais e isso requer que o profissional seja bastante inventivo.
Os setores que mais empregam profissionais dessa área são dos mais diversos, como os petroquímicos, automobilísticos e indústrias em geral. Em alguns estados, a demanda é por profissionais que desenvolvam e implantem projetos que envolvam automatização e robótica.
O profissional formado em engenharia mecatrônica pode criar e aplicar projetos de automação em indústrias, criar banco de dados e administrá-lo se houver necessidade, operar, construir e dar manutenção nos mais diversos tipos de máquinas e projetar sistemas que controlem equipamentos em prédios comerciais e residenciais.
Com a economia aquecida há grandes vantagens em todos os cursos, sobretudo naqueles focados no desenvolvimento. Desta forma, os profissionais do ramo da engenharia, como também os engenheiro mecatrônicos ficam em destaque. É comum grandes empresas irem até as universidades afim de buscar talentos em potencial. Esta busca do futuro profissional diretamente no meio acadêmico é destacada pela necessidade do mesmo no mercado de trabalho, sendo assim há sempre projetos de estágios e trainee para que os jovens já sejam treinados e analisados para serem futuramente contratados.


Salário inicial: R$ 2793,00

O curso

Em algumas universidades o curso de Engenharia Mecatrônica também é chamado de Engenharia de Controle e Automação, porém em outras existe uma pequena diferença: a engenharia mecatrônica tem uma base mais voltada para a mecânica, enquanto a engenharia de controle e automação é mais voltada para a elétrica.
A criação do curso de graduação em Engenharia Mecatrônica teve seu início com a introdução de disciplinas relacionadas com controle e automação em cursos de engenharia, inicialmente nos cursos de engenharia elétrica e eletrônica.
O destaque desse curso é que envolve em sua grade disciplinas dos cursos de Mecânica, Elétrica, Eletrônica e Computação. Como todos os cursos de Engenharia, a carga horária de matemática e física é bem extensa e a duração do curso é de 5 anos. É fundamental que o aluno goste de trabalhar em equipe e tenha facilidade em disciplinas que envolvam cálculos e computação.

Duração média: Cinco Anos

O que você pode fazer
Gestão de manufatura
Dirigir os processos de usinagem, garantindo o bom funcionamento das máquinas e o padrão de qualidade dos produtos produzidos em linha.

Manutenção de máquinas e equipamentos
Consertar equipamentos, dispositivos controladores e processadores e acompanhar seu funcionamento.

Mecânica de precisão
Desenvolver atividades voltadas para a produção de equipamentos controlados por sensores elétricos e ópticos ou por microcontroladores automáticos.

Mecatrônica
Programar e integrar eletronicamente máquinas-ferramentas. Automatizar os processos de produção. Construir robôs industriais com capacidade de reprogramação automática.

Processos
Montar tornos mecânicos, motores de combustão e caldeiras e acompanhar seu desempenho. Usar ferramentas eletrônicas de automatização de máquinas e processos.

Projetos
Criar equipamentos, instalações e dispositivos mecânicos industriais, com a utilização de ferramentas de simulação que permitam a concepção de objetos virtuais em 3D.

Soldagem
Coordenar os serviços de ligação e solda de peças e estruturas metálicas utilizadas na engenharia.